CAMINHO
DAS OFICINAS
1a
Oficina - 06 de novembro de 2015 -
Há
uma oportunidade em tudo que nos ocorre
No limite de minhas habildades há o
buraco da agulha, uma oportunidade.
Exercício: Situação limite. Como
lidou? O que sacou? Oque ocorreu?
Intermódulo:
Textos - Explicar ou retratar? Stephen
Talbott
- Cânticos - Cecílias Meireles
2a
Oficina - 19 de fevereiro de 2016 -
A
visão fresca é fruto de trabalho interior
Arranca
os olhos que tiverem visto, cria novos
olhos.
Exercício: Observação, leitura e
diagnóstico de seus processos de aprendizagem e dos ambientes que cria para
outros aprenderem
Intermódulo:
Texto: Balanço entre céu e terra - A
|
llan
Kaplan
3a
Oficina - 15 de abril de 2016 -
O
gerúndio como modo verbal da vida
Na oscilação entre polaridades,
saúde
Exercício: O que se ganha ao manter
situações de estagnação? Quais os benefícios da dor?
Intermódulo: Textos...
4a
Oficina - 17 de junho de 2016 -
Movimento
como natureza humana
Pegar
e largar. Acumular e compartilhar. Fluxos.
Exercício: Aquilatando e gerando
autoconsciência sobre o meu legado.
Intermódulo: Textos
5a
Oficina - 12 de Agosto de 2016(?) -
Aprendendo
a viver
Saboreando o caminho, o passado está a nossa frente.
Exercício: Gerando compreensão,
gratidão e aceitação sobre meus caminhos.
‘Intermódulo’ Textos....
CAMINHO
DOS SEMINÁRIOS
1o Seminário - 7 e 8 de novembro
de 2015 - BIOGRAFIA DA ESCOLA
Honrando a todas e todos que se
comprometaram
Exercício:
O potencial das situações de limite de nossas habilidades
Conteúdo:
História da Pedagogia Social de base Antroposófica
Prática
comunitária: Jardinagem no Jardim de Infância
Fase
do Plano de Ação da escola: Construção da Linha Tempo e Formação de Grupo
Intermódulo: 1.Grupos de
reverberação
2.Observação
e meditação dos espaços da escola
3.Textos
para estudo: - Explicar ou retratar?
Stephen Talbott
- Cânticos - Cecílias Meireles
4. Tecer
tapete para sala do Jardim de Infância
2o Seminário - 20 e 21 de
fevereiro de 2016 - FASES DE DESENVOLVIMENTO DE UMA ORGANIZAÇAO E SEUS 4 CAMPOS CONSTITUTIVOS
Trabalhando na emersão de uma
imagem compartilhada da escola
Exercício:
Mapeando os 4 campos de nossa escola e os diversos processos e grupos
envolvidos em cada um deles.
Conteúdo:
Fases de desenvolvimento de uma organização e quadrimembração da mesma.
Prática
comunitária: Costurar o tapete do Jardim de Infância
Fase
do Plano de Ação da escola: Diagnóstico dos 4 campos, seus processos e grupos
envolvidos.
Intermódulo: 1.Grupos de
reverberando em 2a sessão
2.
Observação e meditação dos processos da escola
3. Grupos
aplicando questionários de diagnóstico em campo
4.Textos
para estudo: Os doze Dragões
5.
Artes Manuais...
3o Seminário - 16 e 17 de abril de 2016 - TENSOES ENTRE AS
DIVERSAS LINHAS DE FORÇA PRESENTES EM UMA ORGANIZAÇAO
Reconhecendo as tensões e o seu
potencial de gerar e sustentar a vida social
Exercício:
Colheita dos diagnósticos feitos e determinação de áreas críticas dentro da
escola, seu potencial e início de planejamento (curativo, preventivo e
fortalecedor).
Conteúdo:
Os doze dragões das organizações sociais e Polaridades
Prática comunitária:
Fase
do Plano Estratégico da escola: Definição das áreas/campos mais importantes
para o presente e futuro da escola e início da construção de visão de
médio/longo prazo, metas e ações para cada uma delas e para seu conjunto.
Intermódulo: 1. Grupos de
reverberação
2.
Observação e meditação das relações da escola
3. Termino
do desenho do Plano de Ação da Escola; por grupos temáticos e
integradamente
4.Textos
para estudo: - Desafios da Mudança, autor...
5. Artes manuais...
4o Seminário - 18 e 19 de junho
de 2016 - ORGANIZAÇOES APRENDIZES, entre o ofício de cartógrafas e o de
navegadoras
Validando
um Plano de Ação de médio(3anos) e longo prazo(10 anos) para a Paineira Escola
Waldorf.
Exercício:
A parte vive no todo que vive nas partes. Os planos setoriais/temáticos e o
plano integrado da escola
Conteúdo:
Sistematização, monitoramente e aprendizagem (forçås e contra forças; O que
manter? O que fazer mais? O que parar?; a ação contra intuitiva, traindo para
ser fiel)
Prática comunitária:
Fase
do Plano de Ação da escola: Integração e Validação do Plano de Ação 2016-2026
da Paineira Escola Waldorf. Ou Paineira Escola Waldorf 40 anos.
Intermódulo: 1.Grupos de
reverberação
2. Inicio de
implantação do Plano de Ação, nos diversos órgãos da escola
3. Observação e meditação sobre o vir
a ser da escola
4.Textos para
estudo:
5.
Artes Manuais...
5o Seminário - 13 e 14 de agosto
de 2016 - A organização comO arena para
o desenvolvimento individual
Integrando a vida da escola na
missão individual
Exercício:
Fontes de entusiasmo...
*respirando
o mundo e sendo por ele respirado.
*cuidando
da adequada formação de imagem de tudo
*
vivendo a sociocracia e gerindo a partir do dissenso consentido
*
colegiados qualificados & indivíduos éticos
*
meditação ativa como caminho básico de tudo
Conteúdo:
Paineirando, um caso de construtivismo holístico
Prática
comunitária:
Fase do Plano
de Ação da escola: Pactuação sobre grupos responsáveis por temas específicos e
sobre os procedimentos básicos de gestão da implementação do Plano de Ação
P.E.W. 40 anos.
Intermódulo: 1.Implementação do
Plano. Navegar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário