Programação geral Oficinas-Diálogo e Seminário

CAMINHO DAS OFICINAS

1a Oficina - 06 de novembro de 2015  - 
Há uma oportunidade em tudo que nos ocorre

No limite de minhas habildades há o buraco da agulha, uma oportunidade.
            Exercício: Situação limite. Como lidou? O que sacou? Oque ocorreu?
Intermódulo: Textos - Explicar ou retratar?  Stephen Talbott
                                      - Cânticos - Cecílias Meireles           

2a Oficina - 19 de fevereiro de 2016 -
A visão fresca é fruto de trabalho interior

Arranca os olhos que tiverem visto, cria novos olhos.
            Exercício: Observação, leitura e diagnóstico de seus processos de aprendizagem e dos ambientes que cria para outros aprenderem
Intermódulo: Texto: Balanço entre céu e terra - A

“...afinar o instrumento,
 de dentro para fora, de fora para dentro...”


 
llan Kaplan

3a Oficina - 15 de abril de 2016  - 
O gerúndio como modo verbal da vida

Na oscilação entre polaridades, saúde
            Exercício: O que se ganha ao manter situações de estagnação? Quais os benefícios da dor?
Intermódulo: Textos...

4a Oficina - 17 de junho de 2016 -
Movimento como natureza humana

Pegar e largar. Acumular e compartilhar. Fluxos.
            Exercício: Aquilatando e gerando autoconsciência sobre o meu legado.
Intermódulo: Textos

5a Oficina - 12 de Agosto de 2016(?) - 
Aprendendo a viver

Saboreando o caminho, o passado está a nossa frente.
            Exercício: Gerando compreensão, gratidão e aceitação sobre meus caminhos.
‘Intermódulo’ Textos....





CAMINHO DOS SEMINÁRIOS


1o Seminário - 7 e 8 de novembro de 2015 - BIOGRAFIA DA ESCOLA
Honrando a todas e todos que se comprometaram

Exercício: O potencial das situações de limite de nossas habilidades
Conteúdo: História da Pedagogia Social de base Antroposófica
Prática comunitária: Jardinagem no Jardim de Infância
Fase do Plano de Ação da escola: Construção da Linha Tempo e Formação de Grupo
            Intermódulo: 1.Grupos de reverberação
                                    2.Observação e meditação dos espaços da escola
                                    3.Textos para estudo: - Explicar ou retratar?  Stephen Talbott
                                                                           - Cânticos - Cecílias Meireles         
                                    4. Tecer tapete para sala do Jardim de Infância         

2o Seminário - 20 e 21 de fevereiro de 2016 - FASES DE DESENVOLVIMENTO DE UMA ORGANIZAÇAO  E SEUS 4 CAMPOS CONSTITUTIVOS
Trabalhando na emersão de uma imagem compartilhada da escola

Exercício: Mapeando os 4 campos de nossa escola e os diversos processos e grupos envolvidos em cada um deles.
Conteúdo: Fases de desenvolvimento de uma organização e quadrimembração da mesma.
Prática comunitária: Costurar o tapete do Jardim de Infância
Fase do Plano de Ação da escola: Diagnóstico dos 4 campos, seus processos e grupos envolvidos.
            Intermódulo: 1.Grupos de reverberando em 2a sessão
                                    2. Observação e meditação dos processos da escola
                                    3. Grupos aplicando questionários de diagnóstico em campo
                                    4.Textos para estudo: Os doze Dragões
                                    5. Artes Manuais...

3o Seminário -  16 e 17 de abril de 2016 - TENSOES ENTRE AS DIVERSAS LINHAS DE FORÇA PRESENTES EM UMA ORGANIZAÇAO
Reconhecendo as tensões e o seu potencial de gerar e sustentar a vida social

Exercício: Colheita dos diagnósticos feitos e determinação de áreas críticas dentro da escola, seu potencial e início de planejamento (curativo, preventivo e fortalecedor).
Conteúdo: Os doze dragões das organizações sociais e Polaridades
Prática comunitária:
Fase do Plano Estratégico da escola: Definição das áreas/campos mais importantes para o presente e futuro da escola e início da construção de visão de médio/longo prazo, metas e ações para cada uma delas e para seu conjunto.
            Intermódulo: 1. Grupos de reverberação
                                    2. Observação e meditação das relações da escola
                                    3. Termino do desenho do Plano de Ação da Escola; por grupos temáticos e integradamente             
                                    4.Textos para estudo: - Desafios da Mudança, autor...
                                    5. Artes manuais...

4o Seminário - 18 e 19 de junho de 2016 - ORGANIZAÇOES APRENDIZES, entre o ofício de cartógrafas e o de navegadoras
Validando um Plano de Ação de médio(3anos) e longo prazo(10 anos) para a Paineira Escola Waldorf.

Exercício: A parte vive no todo que vive nas partes. Os planos setoriais/temáticos e o plano integrado da escola
Conteúdo: Sistematização, monitoramente e aprendizagem (forçås e contra forças; O que manter? O que fazer mais? O que parar?; a ação contra intuitiva, traindo para ser fiel)
Prática comunitária:
Fase do Plano de Ação da escola: Integração e Validação do Plano de Ação 2016-2026 da Paineira Escola Waldorf. Ou Paineira Escola Waldorf 40 anos.
            Intermódulo: 1.Grupos de reverberação
                                    2. Inicio de implantação do Plano de Ação, nos diversos órgãos da escola
                                  3. Observação e meditação sobre o vir a ser da escola
                                    4.Textos para estudo:
                                    5. Artes Manuais...

5o Seminário - 13 e 14 de agosto de 2016 - A organização comO arena para o desenvolvimento individual
Integrando a vida da escola na missão individual

Exercício: Fontes de entusiasmo...
*respirando o mundo e sendo por ele respirado.                                                      
*cuidando da adequada formação de imagem de tudo
*  vivendo a sociocracia e gerindo a partir do dissenso consentido
*  colegiados qualificados & indivíduos éticos
*  meditação ativa como caminho básico de tudo

Conteúdo: Paineirando, um caso de construtivismo holístico
Prática comunitária:
Fase do Plano de Ação da escola: Pactuação sobre grupos responsáveis por temas específicos e sobre os procedimentos básicos de gestão da implementação do Plano de Ação P.E.W. 40 anos.

            Intermódulo: 1.Implementação do Plano. Navegar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário